quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

PÓ DE ESTRELAS

Após o Big Bang, quando o Universo se formou, apenas se formaram átomos de hidrogênio e alguns de hélio. Porém hoje temos conhecimento de muitos mais elementos. De onde é que vieram?
Resposta: Das Estrelas

Esses elementos são gerados naturalmente no Universo, nos núcleos das estrelas onde as temperaturas de milhões de graus e pressões astronômicas, permitem que ocorra o processo de fusão nuclear que geram outros elementos.


O que faz com que em pleno século XXI, o homem viva sobre a Terra todos os estágios de desenvolvimento ao mesmo tempo? De tribos primitivas a civilizações que alcançaram as estrelas?

O importante é que o mito de Adão e Eva é verdadeiro. Não de fato, mas como uma verdade universal. Aquela verdade que satisfaz uma necessidade que não sabemos explicar porque temos. Nós continuamos a querer provar do fruto de sabedoria, mesmo arriscando a que isso nos leve para mais longe ainda do paraíso. A sede de saber cada vez mais é como diz o mito, o princípio da nossa queda do mundo celestial e o início de nossa condição de seres humanos.Seja lá o que formos e o que estamos fazendo aqui, é maravilhoso ser parte desse mundo que de tão extraordinário é considerado improvável pelos computadores mais poderosos.


Será que estamos sós?

Estamos sozinhos entre os trilhões, e trilhões de vias lácteas dos universos? Quem sabe? Existem aparelhos, como gigantescas antenas parabólicas apontados para o céu já há dezenas de anos, vasculhando o espaço para escutar os mínimos ruídos de rádio, que possam acusar vida em outros planetas. Até agora só houve um incidente mínimo, um leve e rápido mexer dos ponteiros. Em 10 anos não parece muito, mas existiu.


Somos pó das estrelas

O certo é que, como diz o mito, nós somos pó e ao pó voltaremos. Nós somos pó das estrelas, literalmente. Quando uma estrela perde o hidrogênio ela explode e seus pedacinhos de poeira, depois de bilhões de anos perambulando pelos céus, começam a se juntar com pedacinhos de poeira de outras estrelas que também explodiram quando morreram. Eventualmente, outros planetas se formam dessas estrelas que explodiram. No caso da nossa Terra, a sua matéria foi se transformando até surgir a célula viva, que foi se transformando até surgirem todas as manifestações de seres vivos que existem hoje, plantas e animais. Somos uma dessas manifestações. A terra, a água, as rochas, os cristais, as pedras preciosas, tudo e todos, somos pó das estrelas. Nossas células quando morrermos vão se transformar, mas sempre serão parte do planeta. Mais tarde quando nós explodirmos com a Terra e sua poeira se espalhar, nossos átomos vão se espalhar e se juntar eventualmente com a poeira de outras estrelas para formarmos ainda outras estrelas.


Mistério do cosmo

De onde veio o conhecimento que há milhões de anos nos deu a certeza intuitiva de que viemos do pó? O mistério do Cosmo existe para todos, de ateus a fanáticos religiosos. Por isso o mito é fundamental, ele é o único a traduzir em sua linguagem simbólica: Quem somos de onde viemos, para onde vamos, por que somos? Mesmo que as respostas pareçam se modificar: de católicos a ateus, do creacionismo ao Darwinismo, elas trazem na essência, incompreensível na lógica, mas apreendida na intuição do artista ou do sensitivo, a mesma profunda satisfação que conecta o homem com o divino.


Os processos são bem mais complexos do que os descritos aqui. Para quem quiser seguir os rastros pela net ficam alguns links.
www.deidimar.pro.br/professor/artigos/supernovas/supernovas.htm - 49k
www.on.br/glossario/alfabeto/s/supernova.html - 4k
www.academialetrasbrasil.org.br/artigo9.htm
www.observatorio.ufmg.br/pas06.htm - 22k

Fonte: Rita Valentim Hutchins
rita@obvioululante.com.br

7 comentários:

  1. ...."suba alto, suba longe, seu alvo as estrelas, seu limite o céu e seu destino....o sucesso"....(Lumorais)
    Beijos.
    Mariza

    ResponderExcluir
  2. Ta lindo Miga.... Parabens! Ja vi que vou aprender muito no seu blog. Brigadin
    Beijoooo
    Helia

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do teu blog. E sempre bom por o nosso conhecimento ao dispor dos outros.Parabens

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu blog muita sabedoriia, coloquei um linck dele no me... http://despertarcosmico2012.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. "Somos o pó das estrelas"
    Frase - poema de Gustavo Dourado.
    Registrado na Biblioteca Nacional em 1984.
    Agradeço a divulgação.
    Atenciosamente,
    Gustavo Dourado
    www.gustavodourado.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do texto, mas sou muito cético em relação aos mitos. Creio que o Universo ou o conjunto de universos onde existimos foi arquitetado e construído por uma inteligência superior à nossa, não necessariamente um deus, ou deuses, mas um ser ou um conjunto de seres que "construíram" tudo o que existe a partir do nada. Pois considerar que a matéria foi transformada é óbvio, mas saber como ela foi construída, como surgiu o primeiro átomo já é outra coisa, é neste ponto que entra a inteligência superior.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Gostei muito do seu blog.... ontem mesmo estava ponderando sobre isso... e olha que se assisti a umas 10 aulas de química e física em minha vida, foi muito, porque eu faltava em quase todas e só me formei nessas matérias entregando trabalhos extras (porque afinal, escola pública não reprova ninguém) mas agora que amadureci, decidi correr atrás do prejuízo..... sou uma pessoa que ama filosofia, e ontem estava filosofando "Já que podemos estar olhando para uma estrela que não existe mais, seria possível aquela estrela que eu vejo lá no céu hoje ser parte de mim? Ou parafraseando: Eu poderia ser aquela estrela?" Vc sabe me dizer se em relação a distancia de anos luz isso ser possível?
    Porque se sim, eu deveria refletir em alguns pontos!
    Eu realmente vim do pó e pro pó eu vou voltar
    e que como em Eclesiastes diz:(Eclesiastes 1:9) - O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol.
    (Eclesiastes 1:10) - Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós.
    E tb quando disse á Abraão:(Gênesis 15:5) - Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.

    Eu não sou cética em relação a Deus e em relação a ciência.... acho que a ciência de Deus é muito grandiosa, mas Ele nos deu tb uma pequena parte... afinal, nós desvendamos muitos mistérios, mas não todos....
    (Provérbios 2:3) - Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,
    (Provérbios 2:4) - Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
    (Provérbios 2:5) - Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus.
    (Provérbios 2:6) - Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.

    Como pode um Universo ter Leis que o regem sem um Legislador que as criou? (meu marido disse isso hj em um exato momento em que eu precisava ouvir)

    Acho que estudar tanto a bíblia quanto a ciência leva a vida toda e mesmo assim, não saberemos tudo porque ambas foram criadas por Deus que é infinitamente mais elevado em inteligência, poder e ciência do que nós! Mas digo e repito que vale á pena a cada segundo.... e quanto mais eu estudo Deus mas eu entendo algumas coisas da ciência e quanto mais eu estudo a ciência mais eu admiro a Deus.... é muito bom poder ponderar nisso e conseguir um equilibrio..... mas se me dissessem o que eu prefiro, eu escolheria é claro Deus... porque a palavra de Deus é muito complexa assim como o universo, mas ela é imutável e infalível.... já o estudo humano é totalmente falho.... diz uma coisa hj e amanhã descobre que não era bem assim; Quando vc estuda profundamente a bíblia vc descobre que ela até hj não falhou.... mas e os estudos humanos? Sim..... eu admiro a ciência, agradeço por termos tantas pessoas empenhadas em estudá-la, mas jamais vou deixar de crer em Deus por ela..... Se nem Einstein, nem Newton deixaram de crer que existia um Criador, como nós humanos de menor inteligência nessa área podemos afirmar que não?


    Não há nada novo debaixo do sol.....a estrela que brilha alí sou eu?.... louco pensar nisso, não é?

    ResponderExcluir